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sexta-feira, 2 de julho de 2010

A arte de Reger os relacionamentos


Vou dar uma paradinha nas ferramentas de comunicação para dividir com vocês uma opinião que tive depois de ler o livro Obrigado Van Gogh!, o autor deste livro para mim é um dos mestres em reger relacionamentos no livro conta a historia que:

Na época onde os juros eram exorbitantes o diretor de um empresa precisava de um grande empréstimo e solicitou ao funcionário que cuida-se deste processo pois o dinheiro precisava estar em sua conta na quinta de manhã.
O funcionário preencheu o formulário e enviou o  fax.
 
Na quinta de manhã o diretor perguntou a funcionário:
-         você enviou o fax?
Ele respondeu: - sim, mandei o material.
O diretor repetiu a pergunta, e ele respondeu:
-         Sim, mandei o fax.
Só que o dinheiro não entrou na conta do diretor e sua conta tinha estourado, o funcionário para justificar seu erro mostrou o canhoto do fax, comprovando o recebimento.
 
O diretor perguntou novamente:
-         você acompanhou o processo?
Ele respondeu: - eu mandei o fax.
 
E o diretor fez uma pergunta bastante intrigante ao funcionário:
 
-         Você já foi no banheiro daqui da empresa?
-         Claro, né, chefe. Respondeu o funcionário.
-         Você já notou a descarga do banheiro de marca Hydra?
-         Não, nunca prestei muito atenção, mas conheço esta marca.
-         Você já viu como funciona? Você tem que ficar apertando, e só libera quando o assunto esta resolvido, se você parar antes ela interrompe o processo e você pensa que esta tudo resolvido mas quando dá as costas e vai embora a pessoa que vem depois não tem nada a ver com aquilo e a situação fica complicada.
 
O funcionário ligou para o escritório e verificou que o fax da instituição financeira tinha ficado sem papel ou seja a solicitação não havia sido lida.
Que lição podemos tirar?

O processo para ser eficaz deve ser acompanhado até sua efetiva finalização, não estamos mas no tempo de fax mas se trabalharmos em conjunto as solicitações dos nossos clientes serão atendidas com exito, visto que nossos meios de comunicação nos auxiliam bastante.
Precisamos ter um diferencial para a comunicação seja ela simples ou com ferramentas tecnológicas precisamos ouvir mais para aplicarmos as ferramentas corretas e acompanharmos todo o processo até sua real finalização.

1 comentários:

Dr. Livigstone Tavares disse...

Em breve os conselhos de gestão daqui me serão muito úteis. Sucesso e felicidades Edwazinha. Beijo!

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